Home / Destaques / Café Iranita de Porciúncula está entre os pequenos empreendimentos rurais presentes Conferência Green Rio

Café Iranita de Porciúncula está entre os pequenos empreendimentos rurais presentes Conferência Green Rio

Cinco pequenos produtores estiveram divulgando seus produtos durante a 7ª edição da Conferência Green Rio, realizada de 24 a 26 de maio, no complexo da Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Selecionados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para participarem do evento, eles deram ao público visitante uma amostra da qualidade, da sofisticação e dos sabores da legítima agricultura familiar orgânica, ou de base agroecológica, desenvolvida no meio rural fluminense.

O café 100% arábico, da Fazenda Iranita, em Porciúncula; as conservas e geleias de vegetais e frutas da “Arte em Conservas”, de Petrópolis; as goiabadas “Falcão”, de Cachoeira de Macacu; os sucos de frutas feitos com as polpas produzidas pelos fruticultores de Mesquita; e os queijos artesanais da Fazenda Boa Fé, em Santa Maria Madalena foram oferecidos à degustação e caíram no gosto de quem visitou o estande Brasil, espaço que abrigou as exposições da Sead e dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa), durante a conferência.

“Todos os alimentos colocados à prova no estande possuem o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar, o Sipaf, e foram produzidos por agricultores familiares que contaram com o apoio das políticas públicas da Sead para o desenvolvimento e a comercialização da produção”, explicava a delegada do Desenvolvimento Agrário no RJ, Danielle Barros, a quem visitava o estande do governo federal.

Coordenadora da exposição da Sead no espaço institucional, Danielle Barros explicou que a participação dos empreendimentos na Green Rio teve por finalidade apresentar ao público exemplos de sucesso da agricultura familiar orgânica e também dar oportunidade para que os pequenos produtores fluminenses divulgassem seus produtos em um evento especializado de grande porte.

“Nesses espaços eles podem submeter seus produtos à avaliação direta do público e projetar suas marcas em eventos especializados e frequentados por clientes em potencial. Outro benefício é a possibilidade de interação e troca de experiências entre eles próprios”, avaliou Danielle Barros.

O Café Iranita, de propriedade de Ana Regina Rocha Ribeiro e Suhail Majzoub, é produzido em Purilândia, segundo distrito de Porciúncula. O casal é incansável na busca de melhorias para a agricultura familiar, para a qualidade e divulgação do Café Iranita, que tem conquistado cada vez mais consumidores exigentes do grão.

FONTE:Rosimere Ferreira
Assessoria de Comunicação

Veja Também

PM volta a apreender droga em Porciúncula

Militares da 2ª Companhia do 29º BPM detiveram um suspeito, com quem encontraram três buchas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *