Home / Destaques / Confira alguns serviços do INSS que podem ser feitos pela internet.

Confira alguns serviços do INSS que podem ser feitos pela internet.

Listamos serviços ofertados pelo portal Meu INSS e da Previdência Social:

 

O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) lançou, neste ano, uma plataforma central de serviços que pode ser acessada pela internet. O Meu INSS pode ser usado tanto pelo computador, através do link www.meu.inss.gov.br, quanto pelo celular. Neste caso, basta baixar o Meu INSS nas lojas de aplicativo para smartphone.

As ferramentas online, que serão apresentadas na manhã desta quinta-feira (24), numa palestra na sede do INSS, no Comércio (ver detalhes abaixo), disponibilizam informações sobre serviços como Extrato Previdenciário (Cnis), Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Consulta de Declaração de Benefício, entre outros.

Para ter acesso, é necessário realizar um cadastro fornecendo informações como CPF, data de nascimento e nome da mãe, além de responder algumas perguntas sobre possíveis contribuições.

Confira abaixo a descrição dos serviços ofertados pelo Meu INSS:

  • Extrato Previdenciário (Cnis) – Relatório que permite visualizar todos os vínculos com a Previdência, bem como dados de remunerações e contribuições feitas para a instituição. É possível ver informações relacionadas ao nome do empregador, período trabalhado, remuneração recebida e contribuições, seja realizada via Guia da Previdência Social (GPS), individual ou como prestador de serviço.
  • Histórico de Crédito de Benefício – Uma espécie de contracheque que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores, banco e data de pagamento do benefício. Pela internet, é possível emitir o último extrato disponível. Se for necessário ver os anteriores, é preciso ir até uma agência da Previdência.
  • Carta de Concessão – Comunica ao cidadão sobre a concessão do benefício (se tem direito ou não), a forma de cálculo utilizada para apuração da renda mensal e inicial, e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.
  • Consulta de Declaração de Benefício (Consta/Nada consta) – Permite ao cidadão imprimir uma declaração informando a existência ou não de benefício em seu CPF.
  • Declaração de regularidade do contribuinte individual – Comprova que o contribuinte está com situação regular perante a Previdência Social.

Além destas facilidades, a plataforma também permite agendamento de perícia médica e de atendimento presencial nas agências. Estes mesmos serviços também estão disponíveis no site da Previdência, o www.previdencia.gov.br, que disponibiliza ainda outros serviços como Solicitação de Salário-Maternidade, para as contribuintes individuais, facultativa ou segurada especial (trabalhadoras rurais), além de empregadas domésticas e microempreendedoras individuais.

Outro tipo de solicitação que pode ser feita pelo portal é a de Pensão por Morte, que é o benefício pago aos dependentes do segurado do INSS que vier a falecer.

Rádio Lider FM -Porciúncula-RJ

Veja Também

Ação do INEA e PM prende seis suspeitos de garimpo ilegal de ouro na zona rural de Porciúncula

Pelo menos seis garimpeiros de diversas partes do país foram presos em flagrante na tarde ...

1 Comentário

  1. nossa, as coisas mudam muito rápido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *