Home / Destaques / Cafeicultores de Varre-Sai, Porciúncula e Bom Jesus participam do Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira

Cafeicultores de Varre-Sai, Porciúncula e Bom Jesus participam do Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira

Uma missão técnica organizada pelo Sebrae/RJ, com apoio da Emater-Rio, vai levar cafeicultores do Noroeste Fluminense ao 43º Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira, evento que acontece em Poços de Caldas (MG) entre os dias 07 e 10 de novembro. A comitiva terá 60 pessoas e as vagas foram divididas igualmente para os municípios de Varre-Sai, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, maiores produtores de café do Estado do Rio.

A inciativa faz parte do projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café no Noroeste, desenvolvido pelo Sebrae/RJ em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Coopercanol e as Prefeituras dos municípios. O Sebrae está subsidiando a participação dos cafeicultores, arcando com as despesas de traslado e hospedagem. Alguns pesquisadores e técnicos também integram a comitiva.

O objetivo é proporcionar aos cafeicultores a oportunidade de conhecer as novas tecnologias que podem ser empregadas no cultivo, colheita e pós colheita do café; bem como ter acesso aos resultados de pesquisas científicas e acadêmicas em prol do desenvolvimento do setor cafeeiro.

“Este congresso vai reunir extensionistas rurais, pesquisadores, consultores, e produtores de café para discussão de resultados de pesquisas e demonstração das tecnologias empregadas no manejo da lavoura cafeeira. O Sebrae/RJ está investindo no aprimoramento da produtividade e da qualidade do café produzido no Estado do Rio, por isso é importante que os nossos cafeicultores participem e troquem informações e experiências com especialistas de diversas regiões e instituições do país”, afirma o coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste.

Além dos cafeicultores do Noroeste, o Sebrae/RJ leva ao Congresso também produtores do município de Bom Jardim, na região Serrana.

Novas tecnologias no cafezinho nosso de cada dia

O Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira é o maior evento nacional voltado para o mercado do café. Promovido pela Fundação ProCafé com o tema “Novas tecnologias difundir para o bom café produzir”, o 43º Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira será realizado na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, entre os dias 07 e 10 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Monreale.

O evento, que tem como objetivo promover e transferir as novidades tecnológicas do setor, por meio da assistência técnica e demais lideranças da cafeicultura, contará com apresentação de cem trabalhos técnico-científicos de pesquisas, além de 3 seminários de discussão dos seguintes temas:  técnicas de irrigação; renovação de cafezais e nutrição de lenta liberação; e indução de resistência a doenças.  No último dia, haverá demonstração de resultados de pesquisas em campo, na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG).

Veja Também

Porciunculense lança livro “A Aventura de Y”

“A Aventura de Y”, um livro do escritor porciunculense Piaza Merigue que vai prender você. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *