Home / Porciúncula / Defesa Civil / Por causa da seca, cinco prefeituras da região já decretaram situação de emergência

Por causa da seca, cinco prefeituras da região já decretaram situação de emergência

As prefeituras de Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua e São Fidélis divulgaram nesta quinta-feira (05), que decretaram situação de emergência por conta da estiagem que está atingindo as cidades. Itaocara e Miracema já haviam decretado emergência pelo mesmo motivo. Com a publicação dos decretos, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição “de bens necessários às atividades de resposta ao desastre”.

Segundo a Defesa Civil de São Fidélis, aproximadamente 100 animais morreram na cidade durante o perído de quatro meses sem chuvas expressivas. Ainda de acorco com o órgão, houve diminuição de 72,57% no índice pluviométrico em comparação com o mesmo período do ano passado. A cidade também teve uma área equivalente a 51 campos de futebol atingida por queimadas em 2017.

Em Pádua, segundo a Prefeitura, já foram registrados 29 focos de queimadas nos últimos meses. O nível do Rio Pomba caiu muito e o abastecimento de água chegou a ser interrompido na última semana.

De acordo com a Defesa Civil de Bom Jesus, o abastecimento de água em quatro localidades está sendo feito com o auxílio de caminhões-pipa. Segundo a administração municipal, já foram registradas perdas expressivas na agricultura e pecuária, e os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. A estiagem nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense foi tema de uma reunião entre as prefeituras da região e a Defesa Civil estadual na última semana.

FONTE: G1

Veja Também

MPRJ cumpre mandados de busca e apreensão em presídio de Itaperuna

Operação investiga indícios de corrupção de agentes penitenciários que trabalham na unidade.   O Ministério ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *