Home / Destaques / Chuva de granizo causa prejuízos na região

Chuva de granizo causa prejuízos na região

A chuva, tão esperada em toda a região chegou, mas acompanhada de granizo. Prejuízos ainda estão sendo calculados.

Na tarde-noite desta quinta-feira (22), a população de alguns municípios da região Noroeste Fluminense e da Zona da Mata Mineira, que aguardavam com ansiedade pela chuva, foram surpreendidos por outro tipo de chuva, a de granizo.

grani4
A chuva de granizo surpreendeu os moradores de Santa Clara, 3º distrito de Porciúncula. Foto: Climeia Faria.

O fenômeno, antecedido por fortes ventos, causou prejuízos em residências, casas comerciais e na agricultura dos municípios que atingiu.  O total dos danos ainda estão sendo apurados, mas já se sabe, que em algumas lavouras de município de Porciúncula e de Pedra Dourada, as pedras de gelo e os fortes ventos causaram o destelhamento de casas, lojas, galpões comerciais na zona urbana e rural. Segundo levantamentos preliminares, não houve registro de mortes ou feridos devido ao fenômeno, que pode voltar a se repetir nos próximos dias, devido as altas temperaturas já que o granizo acontece quando o clima está bem quente e úmido e faz grandes massas de ar, cheias de vapor, subirem. Ao esfriarem, elas dão origem a enormes nuvens de tempestade em forma de bigorna: as chamadas cúmulos-nimbos, que atingem altitudes de até 15 quilômetros e podem se transformar em granizo.

Em Santa Clara, 3º distrito de Porciúncula, o fenômeno, ocorreu pouco depois das 18 horas e foi antecedido fortes ventos, que chegou a destelhar residências, tanto na área urbana,quanto rural do distrito.

grani7
Diversas residências, tanto na área urbana como rural de Santa Clara foram destelhados pelos fortes ventos. Foto: Climeia Faria

Logo nas primeiras horas da manhã, o secretário de defesa civil do município, Gláucio Mansur, acompanhado de um engenheiro, compareceu ao distrito para avaliar os danos causados pelo fenômeno. Segundo as primeiras informações, outros secretários também estariam se dirigindo ao local.

grani6
Mesmo com pouca duração, a chuva de granizo causou prejuízos no distrito de Santa Clara. Foto: Climeia Faria.

 

Fonte: Tribuna de Porciúncula

Veja Também

Ação do INEA e PM prende seis suspeitos de garimpo ilegal de ouro na zona rural de Porciúncula

Pelo menos seis garimpeiros de diversas partes do país foram presos em flagrante na tarde ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *