Home / Destaques / CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DE AMBIENTES DE FEBRE MACULOSA E OUTRAS RIQUETSIOSES

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA DE AMBIENTES DE FEBRE MACULOSA E OUTRAS RIQUETSIOSES

Com objetivo de aperfeiçoar cada vez mais o trabalho dos funcionários das Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária da Prefeitura de Porciúncula, uma equipe da CEPA/LACEN-RJ esteve no município, entre os dias 13 e 17 de outubro, ministrando o curso de Capacitação em Vigilância de Ambientes de Febre Maculosa e outras Riquetsioses.

Ministrado pelas técnicas Stella Barros e Helena Maria, as equipes aprenderam as novas técnicas e equipamentos utilizados em reconhecer possíveis locais onde haja a incidência de vetores (pulgas e carrapatos) para coleta e envio para análise em laboratório especializado, identificar e realizar a coleta de sangue de animais (que deve ser feita somente por médico veterinário) que estejam nesta área.

As equipes das Vigilâncias junto aos técnicos do Estado realizaram este treinamento em campo em diversos locais de Porciúncula, como Fazenda da Barra, Bairro José Evangelista Monteiro Filho (Ilha), Santa Clara, Purilândia, Parque de Exposições, onde foram coletadas amostras de carrapatos e pulgas além de treinar os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de como realizar estas atividades e utilização de EPI (equipamento de proteção individual).

Além de treinamento teórico onde se aprendeu a identificar as amostras e tipos destes vetores que são possíveis transmissores da doença (pulgas e carrapatos).

O intuito deste treinamento foi de promover o conhecimento necessário e preparar os funcionários para atuação em campo, se necessário.

A importante iniciativa em trazer este curso e realizar o treinamento em Porciúncula foi dos irmãos Ébel Augusto Tavares, Coordenador de Vigilância Ambiental e Wagner Augusto Tavares Supervisor Geral de Vigilância Ambiental.

Segundo Ébel a iniciativa foi uma medida preventiva, para preparar os funcionários para qualquer eventualidade.

curso vigilancia sanitaria capa curso vigilancia saniraria 2 curso vigilancia sanitaria curso vigilancia sanitaria 3 curso vigilancia sanitaria 4
Por: Marcos Avellar.

Veja Também

MPRJ cumpre mandados de busca e apreensão em presídio de Itaperuna

Operação investiga indícios de corrupção de agentes penitenciários que trabalham na unidade.   O Ministério ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *